Pesquisar neste blogue

☼ dividas à Segurança Social aumentam


enviado por Luís Veiga
Póvoa de Santo Adrião

O rapazinho do CDS sabe mentir bem. E o jornalista da RTP também.

Caro (a) amigo (a)
No dia 21 deste mês, o ministro da Solidariedade Social, Pedro Mota Soares, deu uma conferencia de imprensa para falar das dividas à Segurança Social em que procurou fazer passar a mensagem de que o governo estava a combater esse problema grave com eficácia,  e que os resultados obtidos eram muito positivos. 
Como mostro no estudo que envio isso não corresponde à verdade. A divida à Segurança Social cresceu , no período 2005-2010, à média de 1024 milhões de euros ao ano tendo atingido, no fim de 2010, 7270,5 milhões de euros. E depois de 2010, o governo tem ocultado os dados da divida. Por outro lado, a evasão e a fraude contributiva, assim como as taxas reduzidas e as isenções fizeram perder à Segurança Social mais de 4.000 milhões só em 2011.
Portanto, existem alternativas à politica de cortes brutais nas prestações sociais (ex., abono de família, subsidio de desemprego, etc.) e de confisco do subsidio de férias e de Natal aos reformados. E o combate eficaz para recuperar o dinheiro das dividas e contra a evasão e fraude contributiva é um, mas o governo e "troika" não querem falar dele.
Espero que este estudo possa ser útil.
Com consideração
Eugénio Rosa
Economista