Pesquisar neste blogue

☼ Poder Local ☼

recebido de Maria Aragonez 
Lisboa

enviado a gp_ps@ps.parlamento.pt
16 de Agosto de 2013 
Exmos. Senhores,
Na impossibilidade de o fazer por e-mail para a Sede Nacional, já que após várias tentativas não consegui que esta minha mensagem fosse enviada através do vosso site, decidi enviar a mesma por e-mail para o Grupo Parlamentar do PS. 
Venho, pois, por este meio dar as minhas condolências ao Partido Socialista e, em particular, ao seu Secretário-Geral INSEGURO, perdão, António José Seguro, pelo silêncio "ensurdecedor" e indiferença para com várias aberrações que têm sido protagonizadas por Autarcas do PS.
Refiro-me em primeiro lugar, como é óbvio, à recente colocação de uma estátua, em Braga, ao cónego Melo, mentor e apoiante incondicional da rede bombista de movimentos de extrema-direita (MDLP e ELP) que nos idos de 1974/75 executaram assassinatos, agressões, perseguições e atentados bombistas vários, um dos quais vitimou o Padre Max, homem de esquerda, além de incendiarem e/ou destruírem sedes de partidos e organizações de esquerda, tudo com a bênção e a cobertura moral, porventura até operacional, do tenebroso cónego Melo. A Câmara Municipal de Braga, de maioria "socialista", votou com os votos favoráveis do PS de Mesquita Machado e a abstenção dos vereadores eleitos pela coligação "Juntos por Braga" (PSD, CDS-PP e PPM) a colocação de uma estátua a sua eminência fascista, estando o mamarracho bem guardado em armazém desde 2002. Foi no maior segredo e para grande espanto da população bracarense que a dita estátua foi colocada no seu pedestal. Já agora, aproveitavam a deixa e erigiam mais duas - uma a Salazar e outra ao cardeal Cerejeira. Não destoariam ao pé do cónego Melo, pelo contrário, ficava tudo em família. 
Outra aberração que pretendo abordar tem a ver com o que se tem passado no Bairro de Santa Filomena, Amadora, cuja Câmara é igualmente "socialista". Por ordem da CMA, cujo presidente é Joaquim Moreira Raposo, obviamente do PS, tem-se procedido a desalojamentos forçados e subsequente demolição de casas/casebres/barracas, deixando os respetivos habitantes ao relento, sem qualquer alternativa. Estou a falar de famílias inteiras, com crianças e idosos. Estou a falar de seres humanos, não de lixo descartável. Esta ação aberrante parece ser copiada de outras congéneres, perpetradas pelos nazis/sionistas de Israel contra os palestinianos. Será que veio daí a ideia? Seja como for, trata-se de uma violação grave da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente dos seus Artigos III e XXV.
Por fim, apenas uma breve menção à expulsão à força de um grupo de pessoas que ocupou um espaço devoluto e degradado na Rua de São Lázaro, há tempos atrás, onde o referido grupo estava a fazer algumas obras de reabilitação para que aquele local passasse a ser um espaço cultural e de convívio para os habitantes do Bairro. A CML deu ordem de despejo às pessoas que aí estavam a trabalhar e voltou a encerrar o espaço que lá continua devoluto e a degradar-se a cada dia que passa. Eu sei que é perigoso que as pessoas se juntem, convivam, debatam ideias, exponham problemas. Tudo isso é visto como algo potencialmente perturbador, quiçá subversivo por aqueles que ambicionam o poder único e o pensamento único e V. Exas não escapam a esta regra tão característica daquilo que V. Exas. e os vossos pares apelidaram de Arco da Governação/Governabilidade, como se o panorama político do país se reduzisse aos três partidos que, sem exceção, escavaram o Buraco em que nos encontramos. Ao longo do tempo, o PS tem-se pautado por uma pose de +/- esquerda quando oposição e por governar à direita, quando governo. Com atitudes destas, seria melhor que o Partido Socialista considerasse mudar de nome. Já tinha mudado o logotipo do punho fechado para a rosinha e parece que voltou ao primitivo; pode muito bem mudar de nome, porque este tipo de atitudes nada tem a ver com aquilo que a maioria dos portugueses espera de alguém realmente socialista. Eu sei que o PS conta com pessoas de bem e pessoas verdadeiramente Socialistas, só me custa perceber por que se mantêm no PS. Será que acalentam a esperança de transformarem o Partido por dentro? Desiludam-se, está demasiadamente minado e é com desgosto que o reconheço. 
Cumpre-me informar V. Exas. que considero a presente uma Mensagem Aberta, pelo que darei conhecimento do seu teor pelos meios e a quem considere oportuno fazê-lo. 
Atentamente, 
Maria José Morais Isidro Aragonez 
mjaragonez@gmail.com