Pesquisar neste blogue

☼ a polémica dos Tordos ☼

enviado por Joaquim Almeirim
Barreiro

Na verdade, o País sempre esteve a abarrotar de tordos... 
Pois é… quem semeia ventos, colhe tempestades… ah ah ah ah ah ah 
Tenho andado tão cheia, tão indignada (e intrigada!!!) com a fantochada dos Tordos e sinto agora que não estou só. 
Com tantos anos de trabalho aquele pobre homem tem uma reforma de miséria??? Como assim? 
Eu sei como foi: descontos… tá quieto, ‘’quem os fez que me pague a pensão!’’ 
É assim que esta gente pensa e age. E são muitos. E nós pagamos e pagaremos. 
E tanta publicidade??? Para quê e porquê??
Ele sai e é notícia, o filho escreve e é notícia, ele responde e é notícia; Arre porra que é demais!! 
E será que não foi embora pelas mesmas razões que o saramago? 
É que o Fisco anda aí… É pena, ser anónima. «Recado ao João Tordo» De filha que sou para filho que és.
Quando eu nasci o meu pai estava em Rio Maior. 
Quando fui para a primária o meu pai estava na Suíça. 
Quando eu estava no ciclo o meu pai estava em Viana do Castelo. 
Quando eu estava no secundário o meu pai estava no Algarve. 
Quando eu estava na faculdade o meu pai estava na Alemanha, França, Espanha, Roménia...entendes isto? 
João, tenho 33 anos e cresci assim. A ver o meu pai sazonalmente. 
Não, o meu pai não é músico nem propriedade intelectual deste belo país. 
O meu pai é serralheiro. 
Sabes quando vens ao Porto e atravessas a ponte D. Luís de metro? Foi ele!
Sabes as refinarias em Matosinhos ou Sines que te permitem teres combustível para abasteceres o teu carro? Foi ele! 
Sabes os barcos que durante anos saíram dos estaleiros de Viana? Foi ele!
Se a “obra” do meu pai é tão bonita quanto a “Tourada” do teu isso não sei dizer. Sei-te dizer que te entendo. Mas também te sei dizer que as costas de Portugal não podem ser assim tão largas. 
O teu pai corajoso foi tentar uma vida melhor no Brasil. 
O meu já está batido nisso. 
Não vejo ninguém indignado pelos milhares que como o teu pai e o meu são obrigados a sair deste país que nada oferece. 
O teu pai ainda tem 2 reformas. 
O meu ainda trabalha no duro e desconta. 
Sabes deixa-os ir. 
É difícil mas sobrevive-se. E o choradinho nunca levou ninguém a lado algum.
P.S. O meu pai está neste momento no Brasil. Se o teu pai quiser trabalhar, que lhe ligue. Pode ser que se arranje qualquer coisa.» 

o meu comentário:
Envio tal e qual recebi, mas que subscrevo integralmente.