Pesquisar neste blogue

☼ Morreu Veiga Simão, antigo ministro da Educação ☼

enviado por Maria Aragones - Lisboa

passo aquilo que é preciso saber 
Um criador multifacetado este José Veiga Simão!
De coisas muitas boas é certo - neste aspecto honra lhe seja feita, mas também de merdas como a da "invenção" dos gorilas que não se pode nunca esquecer "Decreto-Lei 18/73".


O ministro da Educação, Veiga Simão cria a categoria de vigilantes (gorilas) no quadro do pessoal auxiliar dos estabelecimentos de Ensino Superior. Este pessoal era destinado a reforçar o controlo policial sobre as actividades académicas. 
Inicia-se um processo de luta que junta alunos e professores, até que em Maio o Ministro da Educação cede e ordena a retirada dos "vigilantes" 
Os mais esquecidos podem encontrar detalhes, por exemplo, aqui : "De qualquer maneira há uma democratização do ensino no sentido em que há muito mais gente a participar no ensino, a entrar no sistema de ensino. Provavelmente por virtude também de algumas das reformas dos anos 60. Agora há sempre uma coisa que me mete uma grande impressão nesta política do Veiga Simão que é como se fosse possível desenhar uma reforma, no caso da Universidade, que é de facto a primeira vez que se encara a reforma da Universidade e não é pequena coisa o que eu estou a dizer porque são 48 anos de regime. Quer dizer, em meio século é a primeira reforma da Universidade. Como é que é possível, quer dizer, a ideia de é possível reformar a Universidade independentemente da política. Ou seja, o Veiga Simão, actual Ministro da Defesa, mandou os gorilas para as faculdades. Permitiu que as associações académicas fossem sistematicamente encerradas, uma a uma. Ninguém lhe conhece nenhuma reacção pública contra a invasão da polícia de choque, os espancamentos e contra as torturas que os estudantes sofreram na PIDE. O ministro Veiga Simão nessa altura não reparou"


 Já agora, será que vamos assistir nestas próximas horas e dias a um surto de amnésia?! O lugar institucional eventualmente ocupado no passado ou agora não serve, para quem conheceu esta invenção dos gorilas ou nao só conheceu os gorilas como foi expulso da universidade no tempo do JVS, de desculpa. Morreu Veiga Simão, antigo ministro da Educação www.publico.pt 
Último ministro da Educação do Estado Novo tinha 85 anos